A demolição do casarão de Josephina Lotaif, se deu perto das 2h da manhã, em 23 de junho de 1982, e foi um caso de muita repercussão.
Ela se situava no 867 da Av. Paulista, próximo à Alameda Joaquim Eugênio de Lima e era conhecida como “casa mourisca”, em razão de seus detalhes que lembravam as construções árabes.
Para fugir do tombamento histórico, os proprietários de vários casarões decidiram demolir durante a noite dezenas de maravilhosos palacetes.
À época, a demolição das construções foi considerada uma grande barbárie, mas os proprietários não deram ouvidos aos jornais e à opinião pública.
Após o ocorrido, pela manhã, uma grande manifestação de repúdio foi organizada em frente ao terreno.
Quem passava pela área poderia ver inúmeros móveis e pedaços de cortinas misturados ao concreto. Não havia mais o que ser feito.
Com ajuda da Inteligência Artificial e do site “Série Avenida Paulista”, eu fiz a maquete eletrônica da casa, resgatando todos os detalhes da arquitetura.
PARA ASSISTIR O VÍDEO DA RESTAURAÇÃO DIGITAL DESTE CASARÃO, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:
Siga-me para receber atualizações e outros trabalhos de restauro, arquitetura e vídeos produzidos com IA, como este.



Leave a Reply